São organismos de importância econômica devido ao alto potencial de causar grandes prejuízos em áreas ainda não infestadas, ou não se encontram amplamente distribuídas ou ainda oficialmente controlada no país.
São procedimentos específicos para controle de pragas fitossanitárias quarentenárias para fins de exportação, quando esse é o principal objetivo a atividade deve sempre ser homologada pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) ou para a qualidade do material de origem vegetal.
Aqui na ENGEPRAG realizamos dois tipos de TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS:
1) FUMIGAÇÃO de Produto Armazenados (Biocida), muito utilizado no setor de alimentos (ensacados ou a granel) em Silos, Pilhas e Armazéns. Pode ser utilizado para qualidade interna evitando problemas com carunchos, traças, brocas de cereais, farináceos, grãos armazenados.
Esse processo não altera a composição química nem gera resíduos nos alimentos muito pelo contrário, ele agrega valor evitando perdas por infestação de pragas, ou ainda em processos para exportação atendo a normas internacionais com objetivos de evitar as pragas quarentenárias.
2) TRATAMENTO TÉRMICO (HT) é um processo essencial e ecológico utilizado pela ENGEPRAG para a eliminação de pragas quarentenárias em embalagens de madeira. Utilizando a inovadora tecnologia do Processo da Câmara Portátil (PCP), realizamos o tratamento no local do cliente,
eliminando a necessidade de deslocamento das embalagens e reduzindo custos operacionais.com conformidade total as normativas NIMF 15/ ISPM 15, o HT garante a segurança fitossanitária, eficiência logística e a sustentabilidade ambiental, essencial para exportação e importação seguras.
Portos secos, Portos, Aeroportos, Armazéns, Silos, Indústrias e Empresas.
Em Alguns casos SIM!! O tratamento pode ser realizado com objetivo de garantir a qualidade do alimento, sementes, grãos, partes de vegetais ou madeira,não sendo hoje exigida certificação do produto.
Mas quando esse produto entra em trânsito internacional, ou seja, ele vai ser exportado existem legislações especificas nacionais e internacionais referentes ao tratamento e certificados pois ele se torna obrigatório.
A contratação de empresas credenciadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no site do governo federal consta a lista de empresas homologadas, o acesso ao engenheiro agrônomo habilitado responsável técnico também é fundamental. A emissão do certificado de tratamento garante a rastreabilidade do material e atesta que todo o procedimento ocorreu dentro dos parâmetros exigidos.
Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita e personalizada das necessidades específicas da sua plantação. Realizamos análises técnicas para fornecer um orçamento detalhado com redução de custo e tempo do serviço para a região do Vale do Paraíba.
Oferecemos flexibilidade para agendar nossos serviços de acordo com suas necessidades. Entre em contato e agende pelo WhatsApp ou pelo telefone abaixo.